Mapa da Fazenda

Conheça a natureza exuberante e privilegiada que faz da Fazenda Capoava um dos lugares mais fantásticos do país!

1 - Entrada de acesso a Fazenda

A Fazenda Capoava, de origem bandeirante (1750), foi cuidadosamente reformada e apresenta, a quem nos visita, mais de 250 anos de história para ser conhecida, vivida e admirada.

2 - Estacionamento

Amplo estacionamento, a poucos metros dos chalés.

3 - Chalés da Colônia - 18 à 25

Antigas colônias que abrigavam os imigrantes. Dezoito chalés. com aconchegante mezanino onde fica o quarto; saleta e banheiro no andar de baixo e varanda com rede para descanso. Localizados a aproximadamente 180 metros da casa sede.

4 - Chalés da Colônia - 13 à 27

Antigas colônias que abrigavam os imigrantes italianos. Dezoito chalés com aconchegante mezanino onde fica o quarto; saleta e banheiro no andar de baixo e varanda com rede para descanso. Localizados a aproximadamente 180 metros da casa sede.

5 - Chalés da Colônia - 08 à 12

Antigas colônias que abrigavam os imigrantes italianos. Dezoito chalés com aconchegante mezanino onde fica o quarto; saleta e banheiro no andar de baixo e varanda com rede para descanso. Localizados a aproximadamente 180 metros da casa sede.

6 - Espaço Memória

De pau a pique e estilo bandeirista, o espaço passou por reformas para abrigar a nova exposição, que quer estimular o olhar crítico dos visitantes. São objetos, documentos e obras de arte que vão ajudar a contar a história da fazenda nos períodos das monções, ciclo do açúcar, café e gado, contemplando o cotidiano, a cultura alimentar e o papel da mulher nessa dinâmica.

7 - Acesso aos Chalés do Lago

Eles eram muitos cavalos. ao longo dessas grandes serras de crinas abertas ao vento. A galope entre águas e pedras. Eles eram muitos cavalos, donos dos ares e das ervas, com tranquilos olhos macios, habitando as densas névoas, aos verdes prados ondulosos ás encostas de árduas arestas. À cor das auroras das nuvens, ao tempos dos ipês e quaresmas.

8 - Chalés do Lago - 05 à 07

Três chalés acolhedores e românticos, preferêncialmente para casais, à beira do lago e ao lado da mata com varanda e rede para descanso, a aproximadamente 200 metros da casa sede.

9 - Chalés da Figueira - 26 à 30 / Figueira Histórica

Cinco Encantadores chalés,ficam a aproximadamente 70 metros da casa sede. A frondosa e secular figueira, marca presença nessas terras, fornecendo frutos e sombra amiga. Ja contava como marco de uma das escrituras da Fazenda Capoava no longínquo ano de 1881. Conta com a tradição que sendo sagrada para os escravos, que de seus galhos faziam as gamelas onde levavam as oferendas para os orixás, a figueira branca ou gamaleira não era por eles abatida quando das derrubadas para o plantio da cana ou café.

10 - Acesso aos Chalés da Colônia

Situada, de maneira imponente, a meia altura de uma encosta, num ponto do patamar de pedra, essa casa é um exemplo significativo da durabilidade da taipa e da qualidade do telhado.

11 - Casa Sede / Recepção

Sua construção data por volta de 1740 e conserva a arquitetura bandeirista típica da época. Hoje ela abriga a recepção do hotel, sala de estar e lojinha, varanda e capela, além do restaurante e da cozinha.

12 - Casa Sede / Restaurante

Sua construção data por volta de 1740 e conserva a arquitetura bandeirista típica da época. Hoje ela abriga a recepção do hotel e a varanda, neste espaço é servido o chá da tarde.

13 - Chalé Loft e Chalés Capoava Padrão

Antiga senzala doméstica restaurada com as características originais da época colonial, de taipa de pilão. Quatro Confortáveis chalés, localizados ao lado da casa sede.

14 - Pavilhão de Jogos

Charmoso local ao lado da piscina com mesa de bilhar, mesa de jogos de salão, ar condicionado e TV para assistir os principais eventos ou para as crianças se divertirem num dia de chuva. Podemos dizer que é o Recanto da Galerinha, sala com brinquedos e local de descanso para os papais e mamães com seus pequenos. Obs: Com alguns brinquedos, mas ainda não é uma completa brinquedoteca.

15 - Piscina Climatizada

As piscinas estão localizadas na frente da sede com vista para a mata, posição estratégica para quem gosta de apreciar uma linda paisagem. As Piscinas climatizadas podem ser usadas tanto no verão como no inverno. Venha conhecer nossa nova piscina!

A piscina é de uso exclusivo dos hóspedes.

16 - Bar da Piscina / Saunas / Sala de Massagem

Ao lado da Piscina.

O Bar da Piscina e Saunas são de uso exclusivo dos hospedes

17 - Quadra de Tênis

A quadra de tênis pode ser utilizada tanto de dia como de noite. Com iluminação própria, o espaço é de uso exclusivo dos hóspedes.

18 - Mantenedor de Fauna Silvestre

A Fazenda Capoava mantém uma parceira com o IBAMA e está cadastrada como Mantenedor de Fauna Silvestre. Essa categoria além de contribuir para aquisição de novos conhecimentos sobre os animais pode ser uma opção a mais de destino de animais silvestres que são apreendidos em ações de fiscalização e que estão sofrendo maus-tratos e/ou não são do interesse de zoológicos.

19 - Baias

A Capoava mantém a paixão por cavalos que vem desde a época dos bandeirantes e faz deste animal um ícone do turismo rural dentro da fazenda. Dispomos de pensão para cavalos.

20 - Pistas para Aulas de Equitação

A Fazenda Capoava possui uma parceria com a Jequitibá Centro Hípico, complexo que fica ligado ao hotel, onde são realizadas as aulas.

21 - Bar da Cocheira

Ao lado da cocheira fica um charmoso espaço que foi transformado em bar com cardápio próprio, que serve grelhados, saladas, sanduiches e deliciosas porções.

22 - Centro de Ecoturismo

O Centro de Ecoturismo oferece diversas atividades de lazer,tais como Cavalgadas, Caminhadas, Pedaladas, Stand Up Paddle, Caiaques e Boia. Tudo pode ser agendado previamente, direto no Centro de Ecoturismo, com os responsáveis.

23 - Pergolado

Esse é um espaço coberto, com decoração agradável,apropriado para a comemoração de aniversários, casamentos e confraternizações. Fica ao lado da sala de eventos e conta com uma churrasqueira, fogão a lenha e forno de pizza, além de uma vista única e exclusiva.

24 - Sala de Eventos

A sala de eventos tem 110m² e 2,70m de pé direito, espaço ideal para um workshops e reuniões de trabalho para até 50 pessoas.

25 - Ilha dos Macacos

Fazendo parte do nosso criatório conservacionista, a ilha é habitada por uma família de 7 macacos prego. Os animais recebem acompanhamento periódico de uma equipe de biólogos.

26 - Queda d'água

Entre dois lagos há uma cascata onde pode-se tomar uma ducha refrescante, ou simplesmente sentar-se para ouvir os sons da natureza.

27 à 30 - Trilhas Monitoradas na Mata

Composta por 11 espécies arbóreas. O percurso é de 350 metros e poderá ser feito também a cavalo.

31 - Matações

Formação geológica característica desta região de Itu, onde houve uma fissura da crosta terrestre e afloramento de magma vulcânico. Com o passar do tempo a erosão deu formato arredondado às rochas embelezando a paisagem.

32 - Floresta do Futuro

Projeto desenvolvido em parceria com a SOS mata atlântica e Rodovias das Colinas, visando a recomposição florestal da Bacia do Rio Pirahy, um afluente do tietê. são 14 mil mudas de árvores nativas plantadas em área de preservação, ampliando para 21% a área de reserva da Fazenda Capoava.

33 - Trilha da Vala dos Escravos

Acompanha o trajeto de curso de água que movimentaria a roda d'água, que no período cafeeiro da Fazenda Capoava fazia com que a maquina de beneficiamento de café, presente no Espaço Memória, pudesse funcionar. Pode-se observar toda essa engenhosidade e desfrutar do prazer de caminharem meio à generosa natureza da Fazenda Capoava.