A importância das atividades manuais

Crianças adoram fazer arte e você deve incentivá-las! Mas arte no bom sentido, é claro.

As atividades manuais melhoram a criatividade e a coordenação motora. Por isso, é bastante comum que os anos iniciais do ensino fundamental tenham disciplinas de artes. Na educação infantil, nem se fala né?!

Manter o lápis de cor dentro do contorno, por exemplo, requer concentração e paciência. Massinhas de modelar e desenhos estimulam a imaginação. Colagens demandam uma certa organização. E por aí vai!

Além disso, trabalhos manuais também ajudam a desenvolver habilidades psíquicas, emocionais e relacionais. Inclusive, atividades como desenho e pintura são comumente usadas para ajudar crianças e adolescentes a controlar ansiedade, aliviar estresse e se expressar.

Aprender brincando

Outro ponto positivo dos trabalhos manuais é a oportunidade de ver na prática os ensinamentos em sala. Muitas atividades influenciam também na capacidade cognitiva da criança, melhorando sua habilidade de compreensão e aprendizado. Como misturar azul e amarelo para fazer o verde. Ou ver um grão de feijão brotar e crescer em direção à luz do sol.

E não estamos falando apenas dos pequenos. Embora não haja uma disciplina específica para os alunos mais velhos, muitos professores passam atividades que exigem um certo trabalho manual. É uma forma de integrar mais a sala de aula e estimular a criatividade, organização e trabalho em equipe.

Aqui na Capoava, também amamos trabalhos manuais! Quem conhece sabe o quanto as crianças se divertem com os ‘Tios’ e ainda aprendem de forma lúdica, um pouquinho mais sobre o meio ambiente e a nossa cultura!

Brincadeiras antigas

Quem nunca se espantou com o funcionamento dos telefones de lata e barbante?! Ou aprendeu na marra quais os melhores materiais para se fazer uma pipa? As brincadeiras que demandam a construção do próprio brinquedo também são riquíssimas para o aprendizado. E ainda contribuem para a autoestima da criança, reforçando sua competência e genialidade.

Quando as ruas eram menos agitadas e sem tanta violência, era muito comum ver crianças brincando na rua, subindo em árvores, fazendo castelos de areia no playground. Atividades em grupo e ao ar livre também são fundamentais para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes. Falamos um pouco mais sobre isso neste artigo aqui

Para todas as idades

A gente falou bastante dos benefícios das atividades manuais para crianças, mas fato é que eles se estendem para todas as idades! Lembram da febre dos livros de colorir para adultos? Ou da fase dos amigurumis e a volta do bordado?

Seja qual for a atividade, pintura, desenho, crochê, argila, tricô… arteterapia funciona e é uma delícia! Na sua casa, quais são as atividades manuais que mais encantam você e sua família?

Veja também