Nossa fauna brasileira é riquíssima em biodiversidade. São cerca de 116 mil espécies de animais no Brasil, ou seja, 9% de toda a fauna global está por aqui. Além disso, 30% das aves do mundo todo estão em território brasileiro.
Muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, vivem exclusivamente em nosso país. Aqui na Fazenda Capoava, por termos uma natureza preservada e com diferentes biomas dentro da nossa área, você tem a chance de encontrar alguns desses animais.
Veja alguns exemplos de animais do Brasil que você e sua família conseguem ver por aqui!
Sagui-de-Tufo-Preto
Ele é a imagem de destaque desse nosso post!
Os saguis-de-tufo-preto também são conhecidos como mico-estrela ou sagui-do-cerrado.
Eles são animais pequenos, pesando em média 250 gramas e são pertencentes à ordem dos primatas. Eles são animais diurnos e adoram viver em árvores, pulando de galho em galho.
Ele é endêmico do Brasil, ou seja, é um animal típico da nossa região.
Tatu
Também conhecido como armadilho, eles são caracterizados pela armadura que cobre o corpo e por se alimentarem de insetos, contribuindo para o equilíbrio de populações como formigas e cupins.
Eles habitam savanas, cerrados, matas ciliares e florestas molhadas, podendo ser vistos à noite aqui na Fazenda Capoava.
Tucano
Os tucanos são aves grandes e com bico notavelmente coloridos. Elas adoram viver em árvores, passando muito tempo expostas ao Sol tropical quente.
Não se assuste com o bico do tucano, que às vezes pode medir mais do que a metade do corpo deles. Os bicos são extremamente leves devido à sua estrutura interna esponjosa.
Aqui na Fazenda Capoava, você pode conhecer o Aguinaldo, nosso amável tucano.
Arara-canindé
A arara-canindé também é conhecida como arara-de-barriga-amarela é uma das espécies de arara mais conhecidas, sendo emblemática do cerrado brasileiro.
Elas podem medir até 90 centímetros e podem pesar 1,1kg. Elas adoram viver em árvores e são bastante brincalhonas.
Seriema
A seriema é uma ave típica do cerrado, apesar de não ser endêmica.
Elas se alimentam de pequenas cobras e se tornaram uma espécie de “guardiões da fazenda”, já que emitem sinais de alerta quando identificam a chegada de intrusos.
Urutau
O urutau, ou “ave-fantasma da Amazônia”, é um pássaro noturno capaz de se camuflar em galhos de árvore.
Seus olhos são grandes e possuem a íris bem amarela, por isso costumam fechá-los ao perceberem alguma ameaça.
Devido aos seus hábitos noturnos, muitas pessoas a confundem com corujas.
Ela pode ser vista em uma de nossas trilhas na Fazenda Capoava.
Quati
Os quatis possuem o nariz comprido e corpo alongado, com patas que lembram pequenos ursos.
Os quatis vivem em grandes bandos formados por fêmeas e machos jovens. Depois dos dois anos de idade, os machos já vivem sozinhos, apenas encontrando o bando para acasalar.
Lontras
As lontras são animais que podem ser encontrados em rios, lagos, igarapés, córregos e até mesmo em manguezais.
Elas adoram brincar e são animais mais solitários, podendo ser encontradas em pequenos grupos de fêmeas e seus filhotes. Aqui na Fazenda podem ser vistas em nossos lagos.
Em meio ao sossego e tranquilidade aqui da Fazenda Capoava, você poderá entrar em contato com a natureza e conhecer alguns desses animais do Brasil. Explore um pouco da nossa rica e linda biodiversidade brasileira. Venha nos visitar!