As crianças passam muito tempo nas telas? Amplie o contato delas com a natureza

Os avanços tecnológicos promovem um maior contato das crianças com as telas, mas será que isso tem sido prejudicial para o seu desenvolvimento e saúde mental? O que elas podem ganhar com um contato maior com a natureza?

Essas são questões importantes para entendermos como as crianças estão passando o seu tempo e, mais importante ainda, sobre o que é melhor para o seu crescimento saudável. 

A seguir, abordaremos tópicos como o uso da tecnologia das crianças, como as telas influenciam seu desenvolvimento, o que elas podem ganhar com mais contato com a natureza, além de formas de aumentar esse contato. Boa leitura!

Ampliar o contato das crianças com a natureza para elas saírem das telas

O uso da tecnologia pelas crianças

O uso desenfreado da tecnologia entre as crianças tem sido um tópico de discussão contínua. As crianças estão cada vez mais sujeitas a ficarem conectadas às telas, dando origem a preocupações acerca do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. O acesso irrestrito a esses dispositivos, por sua vez, pode levar as crianças a se distanciarem do contato com a natureza, como as brincadeiras ao ar livre e atividades cotidianas. 

No entanto, a tecnologia por si só não deve ser considerada como algo somente negativo. Em vez disso, é importante encontrar uma forma saudável de usar dispositivos eletrônicos e garantir que as crianças façam um uso moderado deles.

Os pais devem incentivar os filhos a quebrar a rotina das telas, oferecendo outras atividades, como andar de bicicleta, jogar bola, pular corda, desenhar e pintar, conhecer jogos de tabuleiro ou ir para a Fazenda Capoava praticar as atividades com a equipe de recreação. Estas são algumas das maneiras pelas quais as crianças podem deixar as telas de lado e adicionar novas brincadeiras à sua rotina.

Deve-se lembrar que o uso da tecnologia pode ser uma ferramenta de ensino e que as crianças podem usar dispositivos eletrônicos para aprender novas habilidades e explorar assuntos interessantes. Por isso, os pais devem definir limites e criar rotinas para que os filhos não fiquem expostos muito tempo à tela. Além disso, é importante que os pais também participem destas atividades e estabeleçam um bom exemplo para os filhos.

Como as telas influenciam no desenvolvimento das crianças?

Crianças e telas têm sido tema de muitos debates nos últimos anos. Consertar limites, desenvolver competências digitais ou usar as telas para fins educacionais são alguns dos assuntos. O fato é que, na era digital, as crianças estão cada vez mais expostas às telas.

Após um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, foi observado que crianças entre 3 a 5 anos que passavam mais de 4 horas por dia com aparelhos eletrônicos mostravam sinais de atraso no desenvolvimento social, linguístico e motor.

Isso ocorre porque as telas limitam a interação social necessária para o desenvolvimento cognitivo e habilidades de comunicação das crianças de forma adequada. Além disso, sobrecarregam o sistema auditivo e visual das crianças, atrasando assim a aquisição das habilidades do ciclo vital.

Vale destacar que o contato das crianças com a natureza é extremamente importante para um desenvolvimento saudável. Enquanto os pais são os principais responsáveis por proporcionar a elas as experiências necessárias para o desenvolvimento integral, as escolas devem também auxiliar para que as crianças vivenciem a natureza em um contexto seguro.

Uma das maneiras de ampliar esse contato com a natureza é vir para a Fazenda Capoava. Aqui, nós temos diversas atividades ao ar livre, como trilhas e caiaque, além da interação com nossos animais.

Atividades como brincar na rua, jogar bola ou mesmo observar e cuidar de animais são fundamentais para o desenvolvimento infantil também. Assim, é necessário que os pais e as escolas encontrem um equilíbrio entre o uso das telas e as experiências reais que as crianças necessitam para se desenvolverem de forma saudável.

Benefícios das crianças na natureza e longe das telas

O que as crianças podem ganhar com mais contato com a natureza?

Atualmente, muitas crianças passam muitas horas do dia em frente às telas, seja usando videogames, navegando na internet, assistindo TV ou mesmo usando computadores. O problema é que, com a vida moderna, as crianças geralmente não têm acesso ao contato com a natureza.

O contato com a natureza é excelente para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, pois oferece diversas oportunidades de aprendizado. Entre outras coisas, a natureza oferece às crianças oportunidades para desenvolver competências motoras, habilidades sensoriais, pensamento crítico e criativo.

Além disso, o contato com a natureza também pode contribuir positivamente para a saúde física e mental das crianças, pois ajuda a controlar os níveis de estresse e ansiedade e a fortalecer a conexão com seu próprio corpo. 

Esse contato também é muito importante para o desenvolvimento da empatia e da consciência ambiental das crianças. Ao interagir com a natureza, elas podem desenvolver um senso de responsabilidade pela preservação do meio ambiente e entender como suas ações e decisões podem afetar seu entorno. 

Mais contato com a natureza pode oferecer às crianças uma grande variedade de experiências únicas. É importante que os pais incentivem seus filhos a passar mais tempo ao ar livre, explorando a natureza e aprendendo sobre ela.

Desenvolvimento cognitivo

Desde o início da vida, o contato com a natureza e o ambiente natural são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de crianças. Estudos têm mostrado que o contato com a natureza, como, por exemplo, andar de bicicleta, patinar ou ir ao parque, oferece benefícios, tanto cognitivos como emocionais, para as crianças.

Além disso, momentos na natureza contribuem para que crianças se desenvolvam intelectualmente e melhorem sua capacidade de resolver problemas. Por outro lado, a exposição excessiva das crianças às telas pode levar a problemas de desenvolvimento cognitivo.

Por isso, é importante que as crianças tenham um equilíbrio entre o uso das telas, a interação com outras pessoas e o contato com a natureza. Uma forma de aproveitar os benefícios dessa interação natural e promover o desenvolvimento cognitivo das crianças é realizar atividades ao ar livre, como passear, jogar futebol, nadar ou explorar a natureza na Fazenda Capoava.

Saúde mental

As crianças estão cada vez mais perdendo contato com a natureza à medida que passam mais tempo nas telas. Esta situação pode ter consequências significativas para a saúde mental dos mais jovens.

A grande quantidade de evidências sugere que as crianças que passam muito tempo fazendo atividades em telas têm maior probabilidade de desenvolver ansiedade, depressão e problemas de comportamento.

Quando as crianças interagem com a natureza, experimentam uma maior sensação de bem-estar, o que pode contribuir positivamente para aprimorar a habilidade de lidar com problemas emocionais.

Portanto, para manter a saúde mental das crianças, deve-se encorajar o contato delas com a natureza e reduzir o tempo na frente de telas.

Habilidades sociais

Com o aumento do uso de telas pelas crianças, há uma preocupação crescente em relação às habilidades sociais que elas desenvolvem. A prevenção e a limitação do uso excessivo das telas são importantes para que elas se desenvolvam adequadamente.

A natureza oferece um ambiente rico onde elas podem interagir, interagir com outras crianças e desenvolver as habilidades sociais necessárias à vida social.

Permitir um contato direto com a natureza é também uma forma de reduzir o uso excessivo de telas e de desenvolver as habilidades sociais das crianças.

Como aumentar o contato das crianças com a natureza?

Muitos pais já se perguntaram o que pode ser feito para aumentar o contato das crianças com a natureza, uma vez que as telas estão tomando conta do seu tempo. Embora as telas possam oferecer diversão e educação, elas não devem preencher a rotina de forma totalmente predominante. Uma forma de equilibrar a quantidade de tempo que as crianças passam em frente à tela é incentivar o contato com outras atividades.

Na Fazenda Capoava, temos atividades como caminhadas, ciclismo, piqueniques e caiaques, por exemplo, sendo ótimas maneiras de expor as crianças ao meio ambiente, já que temos a supervisão da nossa equipe de recreação.

Além disso, visitar encantos naturais e locais históricos, bem como visitar museus que abordam a cultura e a história da natureza, contribui para o contato com o meio ambiente. Aqui na Fazenda Capoava, seu filho pode conhecer o nosso Espaço Memória e entender mais sobre a origem da nossa fazenda e do nosso estado.

Outra sugestão para ampliar o contato das crianças com a natureza é participar de atividades que envolvam o cultivo de plantas. Seja em seus próprios jardins ou em parques, o estímulo às crianças de cultivar suas próprias plantas ajuda a ensinar sobre a natureza e sua importância. Aqui na Fazenda Capoava, constantemente temos atividades de plantio, colheita e da importância da compostagem.

Criar um ambiente saudável com luz natural e ar fresco dentro de casa também estimula o contato das crianças com a natureza. Abrir janelas e manter os espaços limpos e arejados, além de permitir que as crianças tenham acesso a livros que ensinam sobre a natureza, são ótimas maneiras de estimular o contato das crianças com o meio ambiente.

Visite a Fazenda Capoava

Aqui na Fazenda Capoava, as crianças se divertem em meio à natureza com a nossa equipe de recreação. São diversas atividades planejadas especialmente para elas, como futebol, trilhas, cavalgadas, entre outras.

Além disso, elas têm a possibilidade de interagir com as outras crianças que estão hospedadas aqui com suas famílias, aumentando sua interação social e criando novas memórias.

Viajar para a nossa fazenda com a sua família é uma ótima oportunidade de se reconectar com quem você ama e dar um tempo para a tecnologia. Venha viver essa experiência!

Conclusão

Os pais são responsáveis ​​por garantir que as crianças façam uso da tecnologia de maneira equilibrada. 

Todas essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento saudável e bem-sucedido das crianças.

Por isso, considere ampliar o contato das crianças com a natureza, pois é extremamente benéfico para sua saúde e desenvolvimento.

Veja também