A compostagem é um processo biológico de transformação da matéria orgânica, que normalmente descartamos no lixo, em adubo. Ou seja, é um processo natural feito por micro-organismos (como fungos e bactérias) para fazer a reciclagem de lixo orgânico.
Assim, além de ajudar a preservar o meio ambiente, a prática de compostagem torna o solo da horta da sua casa mais rico e fértil. Mas você sabe como funciona a compostagem?
O que é compostagem?
A compostagem, como dito anteriormente, é o processo de decomposição e reciclagem da matéria orgânica do nosso lixo caseiro, como cascas de frutas e de ovos, sobras de legumes, de café, entre outros. Em contato com o oxigênio, essa matéria se decompõe e se transforma em uma mistura homogênea, de cor castanha ou marrom, com aspecto e cheiro de terra: o adubo orgânico.
No meio ambiente, a compostagem acontece normalmente, de forma natural, a partir de restos de animais e vegetais mortos. Porém, também é possível fazer o seu adubo orgânico em casa.
O húmus (esse adubo com aspecto de terra), que é o resultado da compostagem, é utilizado para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentando a capacidade de absorção das plantas e tornando o solo mais aerado para diminuir a erosão. Em casa, ele é comumente utilizado para fertilização de vasos e canteiros.
Tipos de compostagem
Existem diferentes técnicas de compostagem para você criar o seu adubo orgânico. Veja algumas.
Vermicompostagem ou compostagem com minhocas
Esta técnica de compostagem utiliza minhocas na mistura, tornando-o assim um dos métodos mais rápidos, já que elas são responsáveis pela transformação dos resíduos em húmus.
As minhocas se alimentam de terra e de matéria orgânica, contribuindo para a decomposição dos resíduos. Além disso, os animais formam túneis subterrâneos, nos compostos, melhorando a oxigenação e umidificando o terreno.
Compostagem seca
A compostagem seca é feita da mesma maneira da anterior, porém sem a presença de minhocas. A única diferença é que com a ausência dos animais, o processo de decomposição da matéria orgânica é mais lento.
Compostagem elétrica
A compostagem elétrica é feita por meio de uma máquina composteira movida a energia elétrica e que transforma todos os tipos de resíduos orgânicos, incluindo os de origem animal, em adubo orgânico num tempo de 24 horas.
Compostagem coletiva
Este tipo de compostagem é feito por meio do recolhimento do lixo orgânico por uma empresa especializada em compostagem. No caso, ao invés dos resíduos irem para um aterro, eles são levados para uma composteira. Ao final do mês, o cliente recebe uma quantia do adubo reduzido, sendo uma ótima alternativa para quem mora em apartamento ou não quer ter o trabalho de fazer sua própria compostagem.
Quais são os benefícios da compostagem?
Há diversos benefícios em fazer uma compostagem em casa, como:
Diminuição do lixo orgânico levado para os aterros, reduzindo o custo dos municípios;
- Redução da emissão de gás metano (produzido a partir da decomposição de matéria orgânico e um dos responsáveis pelo efeito estufa);
- Reciclagem da matéria orgânica, produzindo um solo rico em nutrientes;
- Criação de adubo orgânico próprio, podendo ser utilizado em hortas domésticas;
- Menor necessidade de utilizar fertilizantes químicos;
- Redução na quantidade de plásticos das sacolas, já que será produzido menos lixo.
A compostagem é uma prática fácil e barata de ser feita em casa. Além de contribuir para os cuidados com o meio ambiente, ela reduz custos e auxilia no crescimento da sua horta caseira. Aqui na Fazenda Capoava, nós valorizamos práticas como a compostagem, principalmente para ensinar às crianças que pequenas ações do dia a dia podem fazer uma grande diferença no cuidado da natureza