O home office já vinha se tornando uma tendência nas grandes empresas no exterior, porém com a pandemia esse processo foi acelerado. Quando todos se obrigaram a ficar em casa devido ao coronavírus, muitas empresas perceberam que essa já era uma realidade possível.
O home office, em português escritório em casa, é uma modalidade de trabalho em que você cria um ambiente profissional dentro da sua casa e não precisa se deslocar até a empresa para trabalhar. Há inúmeras vantagens e desvantagens neste modelo.
Quais são as principais vantagens do home office?
Uma das principais vantagens do home office é o ganho de tempo que ele tem gerado aos funcionários, principalmente nas grandes metrópoles. Com a possibilidade de trabalhar remotamente, o colaborador não precisa mais se deslocar até a empresa – o que significa menos tempo no trânsito. Com o tempo economizado do engarrafamento, o funcionário pode passar mais tempo com a família, estudar mais, ir ao supermercado ou à academia e até dormir mais.
Outro ponto positivo neste modelo é justamente passar mais tempo com aqueles que se ama, além de conseguir participar da rotina deles – isso é principalmente importante para aqueles que têm filhos pequenos.
Além de aproveitar os familiares em casa, é possível fazer pequenas viagens durante a semana – isso porque, muitas vezes, o que o home office exige é apenas um computador e um acesso à internet. Por exemplo, você pode viajar com a sua família para a Fazenda Capoava e ainda trabalhar lá.
Além disso, por estar menos cansado (já que perdeu menos tempo no trânsito) e não ter as pequenas conversas paralelas que podem atrapalhar o trabalho, o funcionário em home office se torna muito mais produtivo.
Já para a empresa, também há inúmeras vantagens, como a economia em custos de aluguel e contas e a possibilidade de contratar funcionários de qualquer localidade do país – ou até do mundo.
Quais as desvantagens do home office?
Justamente por não existir mais o dia a dia na empresa, muito da troca profissional que acontece entre os funcionários se perde. Uma dica para que isso não pare de acontecer é a realização de algumas videochamadas, as constantes conversas nos meios de comunicação da empresa (WhatsApp, Google Hangouts, Slack, Skype, etc) ou a reunião da equipe em cafés ou coworkings eventualmente.
Além disso, por não existir mais horário de trabalho, a sobrecarga pode se tornar muito grande. Por isso, por mais que não exista o ponto ou o deslocamento até a empresa, colocar-se um horário próprio de trabalho e cumpri-lo pode ser essencial para a manutenção da sua saúde mental.
Outro ponto muito importante é conseguir separar a vida profissional da pessoal quando elas estão muito juntas. Se for possível, crie um escritório em casa e feche a porta para trabalhar. Ir a outro local para conseguir trabalhar também pode ajudar nisso. Na Fazenda Capoava, existem lugares calmos e tranquilos em que se pode aproveitar um dia de trabalho em um lugar diferente.
O home office pode ser um grande aliado na hora de aproveitar bons momentos com a sua família sem deixar de trabalhar. Por isso, encontrar um meio termo de adequação entre essa rotina e a produtividade pode ser a chave para o sucesso dessa nova realidade pós-pandemia.