Qual é a importância da preservação da natureza?

A preservação da natureza é algo muito importante para vivermos num mundo saudável. Afinal de contas, o planeta Terra é a nossa casa e devemos cuidá-lo. Neste sentido, há diversas ações que podemos fazer para colaborarmos neste objetivo em comum para toda a humanidade.

Às vezes, pode parecer que nossas ações não são tão importantes assim, pois somos apenas uma pessoa ou uma comunidade entre tantas outras bilhões de pessoas no mundo. Porém, se cada um fizer sua parte, o impacto da preservação e do cuidado com a natureza será enorme.

O que é a preservação da natureza?

Preservar o meio ambiente é um conjunto de práticas cujo objetivo é proteger a natureza das ações que provocam danos a ela. Ou seja, é necessário cuidar para que o impacto causado pelos seres humanos na fauna e na flora sejam os menores possíveis.

Sabemos que é inevitável a utilização de recursos do planeta para o desenvolvimento da sociedade e para tarefas diárias, como água para beber e tomar banho e animais e plantas para nos alimentarmos. Porém, há certos cuidados que podemos tomar visando um futuro melhor e mais saudável para as nossas crianças.

 

O que fazer para preservar a natureza?

Você não precisa se preocupar em fazer algo grandioso para ajudar na preservação da natureza. Pequenas atitudes são mais do que suficientes para você inspirar seu vizinho ou familiar e criar uma grande rede de pessoas preocupadas em cuidar do meio ambiente.

Separe o lixo

A primeira atitude que você pode ter é separar o lixo orgânico do seco na sua casa. Descubra qual é o dia que cada coleta passa na sua rua e faça a separação adequadamente. Assim, poderão reciclar o que pode ser reciclado, contribuindo para uma diminuição do acúmulo de lixo no planeta. Aqui na Fazenda Capoava, além de separarmos os lixos, nós temos um tratamento especial para os lixos orgânicos produzidos pela fazenda.

Não jogue lixo na rua

O lixo jogado na rua contribui para o entupimento de bueiros e esgotos, o que pode provocar enchentes em dias de chuva forte. Por isso, se estiver na rua, guarde o lixo com você até encontrar uma lixeira. Na Fazenda Capoava, temos lixeiras espalhadas por todo o terreno para facilitar o descarte correto do lixo pelos nossos hóspedes.

Respeite os cursos de água

Não jogue lixo em rios, lagos, lagoas ou qualquer outro ambiente aquático, assim como é importante preservar a mata em volta desses locais, pois ela protege contra erosão e assoreamento. Aqui na Fazenda Capoava, nós temos lagos e rios nativos que são preservados ao longo de todo o curso e é possível conhecê-los melhor por meio de nossas trilhas.

Use menos plástico

Sempre que possível, tente optar por não consumir nenhum plástico descartável, como copos e canudos. Andar com sua própria garrafinha de água já ajuda muito a evitar o consumo de plástico desenfreado. Aqui na Fazenda, nossos hóspedes têm à disposição filtros de barro e suqueiras para que encham as suas garrafinhas.

Economize energia elétrica

Procure utilizar energia elétrica apenas quando necessário, apagando as luzes quando não estiver no ambiente e tentando aproveitar a luz solar o máximo possível. Além disso, faça a troca de lâmpadas para modelos mais econômicos. Aqui na Fazenda Capoava, nós instalamos placas solares de energia fotovoltaica para ajudar na economia de energia a partir de uma fonte sustentável.

Ensine seus filhos a cuidar do meio ambiente

É durante o desenvolvimento infantil que se deve ensinar valores de preservação da natureza para as crianças. Compartilhe com os seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, ensinando-os a não jogar lixo no chão e recolher os que estão lá, não desperdiçar comida e a cuidar da natureza. Na Fazenda Capoava, o seu filho encontrará diversas atividades em meio a natureza para entender ainda mais a sua importância, como fazer uma horta e percorrer nossas trilhas.

Preservação do meio ambienteA preservação da natureza exige pequenos cuidados de todos nós para que seja efetiva. Por isso, fazer a sua parte, mesmo que seja em pequenas ações, pode mudar o mundo ao seu redor e incentivar outras pessoas próximas a você a fazerem o mesmo. A natureza agradece!

 

Veja também