Tipos de Vinho: como diferenciar um do outro.

Tipos de Vinho

Existem diversos tipos de vinhos, inclusive alguns que são desconhecidos para quem não é amante da bebida, que se limitam no tinto suave ou no branco suave, ou seja, os mais comuns. Mas cada tipo de vinho possui uma particularidade, uma propriedade que faz com que ele seja diferente dos demais e, também, com que eles harmonizem com certos alimentos. Veja abaixo alguns tipos de vinho e como se diferencia um do outro:

Diferença entre os vinhos

Por ser uma bebida extremamente sofisticada, o vinho é uma bebida que apresenta diversas características, que definem seu aroma, sabor, produção, coloração, tipos de uva e até mesmo a graduação alcoólica. Por isso, os tipos de vinho são classificados de diferentes maneiras. Para escolher o vinho correto de acordo com a refeição ou, até mesmo, saborear com os amigos, é importante ter um pouco dessas informações, escolhendo por um vinho que mais agrada seu estilo de paladar.

Classe de vinho

A classe do vinho faz com que seja definida a graduação alcoólica e o estilo da bebida que você irá degustar. Verifique a informação no rótulo da bebida, ou observando o aspecto específico da composição ao ser servido em uma taça. Veja abaixo algumas classes de vinho:

  • Vinhos leves: têm graduação alcoólica de 7 a 9º;
  • Vinhos de mesa: costumam ter graduação alcoólica de 10 a 13º e varia entre finos, nobres, especiais, comuns, frisantes ou gaseificados;
  • Vinhos licorosos: têm graduação alcoólica de 15 a 18º, com aspecto de licor;
  • Vinhos compostos: têm adição de produtos com origem animal, vegetal, óleos ou outros ingredientes;
  • Champagne: espumante e com graduação alcoólica de 14 a 18º.

Cores de vinho

De acordo com o tipo de uva utilizada para a preparação do vinho, como também seu processo de preparação, as cores do vinho que podem ser encontradas para consumo são:

  • Branco: com fermentação com uvas brancas ou escuras sem casca, o vinho branco é bastante consumido no Brasil;
  • Tinto: o tipo mais comercializado em todo o mundo, o vinho tinto é elaborado a partir de uvas de coloração roxa ou avermelhada;
  • Rosé: com uma coloração rosa suave, o vinho rosé é elaborado a partir de uvas escuras que liberam pouca coloração.

Vinhos da Capoava

Com uma ótima carta de vinhos, a Fazenda Capoava conta com a Sommelière Sonia Denicol formada pelo Senac em 2007 e com certificação internacional nível 3 pela Wine Spirits Education Trust (WSET). Sua formação se completa com diversos cursos, congressos, palestras e, principalmente, com viagens a regiões produtoras na América do Sul e Europa. Ao longo da sua experiência, a profissional aproveitou a oportunidade de participar do trabalho de colheita e vinificação, que é um dos maiores ensinamentos dentro do segmento vinho.

Sônia trabalha de forma autônoma desde o ano de 2003, em um projeto dedicado exclusivamente a divulgação e venda de vinhos brasileiros para consumidores finais. O foco são vinhos de pequenos produtores, com propostas artesanais e sustentáveis, que sejam representativos da identidade brasileira.

Gostou dos tipos de vinho que citamos acima? Venha curtir alguns dias de vida do campo e aproveite para degustar alguns vinhos da carta da Fazenda Capoava!

Veja também