Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças ou bebês

Para uma viagem em família ser completa, a presença das crianças é fundamental. Porém, existem alguns cuidados necessários na hora de viajar com crianças ou bebês de colo. Dúvidas na hora de arrumar a mala e a documentação são muito comuns, assim como a nova rotina que será estabelecida fora de casa. Por isso, separamos algumas informações para ajudar você a se planejar na sua viagem com crianças.

Planejamento para viajar com crianças

Se você é de São Paulo ou região e virá para a Fazenda Capoava de carro, há alguns requisitos fundamentais que você deve se atentar na hora de fazer o planejamento da viagem.

Clima e temperatura

Dependendo da época do ano que você irá viajar, pode encontrar diferentes temperaturas. Por isso, a mala deve ser feita primeiramente pensando nesse fator. No inverno, não esqueça de agasalhos, gorros e até remédios para possíveis resfriados. Na Fazenda Capoava, a criançada encontrará ambientes quentinhos e aconchegantes para se aquecerem nos dias mais frios..

Caso você venha no verão com a família, a diversão da criançada está garantida em nossas piscinas, lagos e atividades ao ar livre. Por isso, além de trazer as roupas de banho das crianças, também coloque na mala roupas que possam ser usadas em atividades como práticas esportivas, cavalgadas e trilhas. Se a criança for muito pequena, vale a pena trazer bóia para os braços na hora da piscina.

Alimentação

Na Fazenda Capoava, você encontrará a melhor opção e variedade de comida brasileira para agradar todos os paladares. Por isso, não há com o que se preocupar. Porém, se o seu filho prefere um tipo específico de comida ou guloseima, vale a pena colocá-lo na bagagem. Você também pode entrar em contato com o nosso atendimento para verificar o cardápio infantil especial que temos – que pode, inclusive, ser pedido com antecedência.

Viajar com crianças e alimentação: dicas
Respeite o tempo da criança

Sabemos que uma viagem em família pode ser muito prazerosa, porém ela muda a rotina que aquela criança está acostumada. Dependendo da idade da criança, pode ser que ela não aguente o ritmo de atividades e precise tirar uma soneca durante a tarde. Entender as diferentes necessidades que cada idade necessita também faz parte de um bom planejamento para ter uma viagem em família agradável.

Inclua atividades de crianças no planejamento

Procurar lugares para relaxar e descansar podem ser tentadores na hora de fugir da rotina de trabalho. Porém, por mais cansativo que às vezes possa ser, procure incluir atividades para as crianças que você também irá participar. Enquanto as crianças estão na piscina, você pode relaxar na sauna. Mas não esqueça de participar de atividades como a cavalgada, trilhas, caiaque ou o aprendizado na horta – será importante para o seu filho esta interação!

A escolha do destino é fundamental

As crianças pequenas possuem outro entendimento da realidade do que os adultos. Além de sentirem o tempo passar em outra velocidade, elas muitas vezes não lembram dos lugares que conheceram – apenas das sensações que as experiências trouxeram. Por isso, optar por viagens longas e cansativas com os pequenos pode não ser a melhor das opções.

Viagens para lugares mais perto e com mais atividades que vocês possam realizar juntos pode ser muito mais significante para eles. Ir para uma fazenda que hospeda com amplo espaço, contato com a natureza e diversas atividades é algo que jamais eles esquecerão.

Dicas para viajar com crianças de avião

Caso você decida passar suas férias na Fazenda Capoava, mas seja de outro estado, a viagem de avião se faz necessária. Além disso, a Fazenda Capoava está próxima dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, o que facilita muito a logística de sua viagem. Separamos algumas dicas para você viajar com crianças de avião de forma tranquila e segura.

Cuidados durante o voo

A pressão no ouvido durante a decolagem pode ser um grande fator de desconforto para as crianças. Caso seu filho ainda seja um bebê, procure dar mamadeira ou chupeta durante a decolagem. Se a criança for um pouquinho maior, recomenda-se dar água ou suco para evitar a sensação de desconforto gerada pela pressão no ouvido. Ou, dependendo da idade da criança, também vale a pena dar um chiclete ou bala.

Além disso, dependendo da duração do voo, pode ser que a criança se sinta um pouco inquieta e com tédio, já que crianças gostam de espaço para brincar. Por isso, converse com seu filho antes do voo para explicar para ele como funciona um voo. Ah, você também pode levar jogos para a criança se distrair durante a viagem!

Planejamento de voos

Como o voo altera a rotina da criança, na hora de fazer o planejamento, tente escolher voos mais curtos e com poucas escalas. Caso o destino seja mais longe, tente optar por voos diretos – pois cada vez que toda a família tiver que passar pelo check in e embarque, pode ser um fator de estresse para a criança.

Se você tiver um bebê de colo, procure encaixar os voos com os horários das mamadas. Se forem crianças pequenas, atente-se para os horários de soneca.

Documentação necessária

Para bebês a crianças com até 8 anos incompletos, é necessário a companhia de um adulto responsável para a viagem (pai ou mãe), além da certidão de nascimento ou documento com foto. A partir de 8 anos até 16 anos incompletos, a criança já pode viajar sozinha, porém deverá apresentar autorização em cartório do responsável. A partir de 16 anos, apenas o documento com foto é necessário – e se for viajar sozinha, já não é mais necessária a autorização.

Para crianças com até 2 anos de idade, é permitido que elas viajem no colo sem nenhum tipo de pagamento adicional ou 10% da tarifa do adulto. Além disso, algumas empresas também permitem que seja levado carrinho dobrável ou outros itens de bebê. Verifique estas condições com a companhia aérea que você irá viajar.

Seguro viagem

As crianças, por ainda serem mais frágeis, possuem a tendência de ficarem doentes de maneira mais fácil. Por isso, é muito importante adicionar um seguro viagem na hora de viajar com crianças. O seguro viagem dará o suporte médico necessário para esses casos.

Além disso, não esqueça de incluir na bagagem do seu filho remédios para problemas mais comuns, como gripes ou dores de cabeça. Uma consulta ao pediatra antes da viagem pode ser um diferencial na hora de montar a farmacinha para os pequenos.

Inclusa atividades e passeios ao viajar com criançasGostou das nossas dicas? Que tal fazer o planejamento da sua próxima viagem para a Fazenda Capoava e incluir memórias inesquecíveis nas viagens em família? Viajar com crianças pode ser muito divertido!

 

Veja também