Nossos Projetos

Acreditamos que a sustentabilidade e o compromisso de reduzir impactos ambientais gerados pela nossa operação, são mais do que um compromisso, são uma missão que vivemos todos os dias e que compartilhamos através da nossa hospedagem.
Queremos que nossos hóspedes, visitantes e principalmente as crianças saiam da Capoava com o conhecimento e a motivação para cuidar do meio ambiente não somente durante sua estada, mas que compreendam e possam levar esse aprendizado para o lado de fora da nossa porteira.
Conheça nossos projetos.

Projeto "De Olho nos Bichos"

O projeto “De Olhos nos Bichos” foi criado em 2004 pelo biólogo Ayo Miranda com a missão de propagar a importância da conservação da fauna não somente na Fazenda Capoava, mas também nas propriedades vizinhas e junto à comunidade local.

Esse trabalho tem como objetivo principal recuperar o equilíbrio ecológico da Fazenda e contribuir através de registros fotográficos, vídeos e/ou vestígios, com o aprimoramento do nosso acervo científico, assegurando que a mensagem sobre a preservação das espécies seja passada eficazmente através da Educação Ambiental, em nossa programação.

Atualmente o Projeto é conduzido em mais de 200 hectares em torno da Sede por nossa equipe de biólogos e conta com um acervo de registros muito importante para estudos ambientais de toda a região. Venha conhecer e participar desta programação na Capoava.

Conheça um pouco mais no vídeo abaixo:

Projeto “Mantenedor de Fauna Silvestre”

Em 2009 a Fazenda Capoava em parceria com a Ecos Lazer implantou dentro de suas instalações, um Criadouro Mantenedor da Fauna Silvestre cadastrado junto ao IBAMA, órgão que regulariza e licencia esse tipo de atividade.

O principal objetivo é o de ajudar a manter animais silvestres que não podem mais viver livres em seus habitats e que, por algum motivo, foram destinados a um Zoológico Municipal ou Centro de Triagem de Animais Silvestres. Como esses locais municipais possuem na maioria das vezes superpopulações, foi dado o direito a qualquer pessoa física ou jurídica, de inscrever-se para receber estes animais, junto ao órgão fiscalizador (IBAMA) desde que construa um local adequado para mantê-los.

Nós da Fazenda Capoava, acreditamos que ajudar esses animais a terem uma boa dieta, ambiente próximo ao seu habitat e bons tratos, pode significar muito para sua qualidade de vida, uma vez que não podem ser devolvidos à natureza. Tê-los sob nossa responsabilidade nos faz parte de um todo, que luta contra os maus tratos a animais. Outro aspecto de cunho ambiental que é muito importante, é o de compreender que animais em cativeiro se tornam “chamarizes” para outros da mesma espécie que vivem livres, o que transforma nosso entorno em um ponto de parada e reprodução, contribuindo para a conservação local e desenvolvimento das espécies da região. Dentre os animais que mantemos em nossas instalações estão: araras, tucanos, perdizes, papagaios, macacos prego e saguis.

Projeto “Recuperação de Áreas Degradadas”

Com o objetivo de recuperar áreas degradadas, a Fazenda Capoava ingressou em 2005 no Projeto “Florestas do Futuro”, criado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Tivemos o privilégio de ser a primeira área a ser beneficiada na região de Itu com a recuperação de matas ciliares (áreas florestais nativas dedicadas à proteção dos mananciais). Em parceria com a Rodovia Colinas e a SOS Mata Atlântica, plantamos mais de 14mil mudas de espécies nativas, o que contribuiu para a recuperação das APP’s (Áreas de Proteção Permanente) e construção de corredores ecológicos para melhor transição de fauna nativa.

Com o objetivo de continuar reflorestando, em 2013, em parceria com as Fazendas Ingazinho e Jequetibá, Bioflora e LERF (Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal, Faculdade Esalq, USP e LCB), realizou-se o plantio de aproximadamente 400 mil mudas de árvores nativas da mata Atlântica em uma ação voluntária e particular.

Atualmente esse reflorestamento encontra-se em processo avançado de regeneração, dando suporte para todo o ecossistema e, principalmente, para as ações de educação ambiental e conscientização dentro das programações do hotel.

Projeto “Gerenciamento de Resíduos”

O processo de gerenciamento de resíduos é formado por um conjunto de procedimentos operacionais implantados, onde são avaliados todos os resíduos gerados por nossa operação de forma a tornar a gestão o mais sustentável possível. O principal foco é o de reduzir a produção de resíduos destinados a Aterros Sanitários, o que depende da dedicação e esforços para que os diferentes resíduos gerados (inertes, perigosos, recicláveis, orgânicos ou sanitários), sejam destinados adequadamente.

Os materiais mais utilizados em nossa operação, tais como o pet, alumínio, papel, vidro, papelão e plástico, são separados e encaminhados à cooperativa de reciclados local (COMAREI), responsável pela triagem e separação correta dos materiais com a garantia de que cheguem à cadeia produtiva novamente. Essa parceria contribui para que acondicionamentos inadequados e descartes incorretos contaminem a água de nossa propriedade através do solo.

Ajude-nos fazendo a sua parte: descarte os resíduos somente nos recipientes adequados, que estão em vários locais da Fazenda, Áreas Sociais e Chalés.

Projeto “Fossa Limpa”

A limpeza regular das fossas sépticas é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de tratamento de esgoto, garantindo a qualidade da água e prevenindo a contaminação do solo. Ao remover o excesso de sólidos e biomassa, prolongamos a vida útil da fossa, evitamos entupimentos e reduzimos a necessidade de reparos.

Em pareceria com a Nippon Chemical (empresa Selo Verde desde 2018), utilizamos produtos enzimáticos que otimizam o processo de decomposição dos resíduos, tornando o sistema mais eficiente e sustentável.

Projeto “Energia Sustentável-uma redução no consumo de energia elétrica”

Conforme dispõe a lei n 9.991, de 24 de julho de 2000, as empresas concessionárias de energia devem aplicar parte da Receita Operacional Liquida (ROL) em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica.

A CPFL em parceria com a ANELL, por meio de seu programa de Eficiência Energética, desenvolve projetos com o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria do desempenho energético de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso de energia elétrica.

A seleção de Projetos de Eficiência Energética é um processo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANELL e ocorre, prioritariamente, via Chamada Publica de Projetos, por meio da qual as distribuidoras executam esse processo anualmente para prospecção e seleção dos clientes que receberão as ações de eficientização.

Em 2019 a Fazenda Capoava foi a Beneficiada.
O projeto de eficiência implementado na Fazenda Capoava de Itu, realizou a substituição de 1.119 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED e refletores convencionais por refletores LED, 2 motores convencionais por opções de alto rendimento e usinas fotovoltaicas com potência de 79,40 Kwp, proporcionando uma significativa redução no consumo de energia elétrica.

Resultados:
305,98 MWh/ano de energia economizada
 52,76 KW de redução de demanda na ponta
22,57 toneladas por ano de CO2 deixados de emitir (equivalência a 135 árvores)

Projeto “Piscina - Aquecimento Solar”

O aquecimento solar para piscinas é uma solução eficiente e sustentável para manter a água da piscina sempre na temperatura ideal.

Na Fazenda Capoava, a utilização de placas solares reduziu significativamente os custos com energia elétrica, já que utiliza uma fonte de energia renovável e gratuita, permitindo o uso da piscina em qualquer época do ano, com a água sempre na temperatura ideal, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes.

Projeto “Agrofloresta da Capô”

Um sistema agroflorestal é uma forma de uso do solo em que árvores são plantadas ou manejadas em associação com culturas agrícolas ou forrageiras.
Em outras palavras, é um sistema em que o produtor planta e cultiva árvores e produtos agrícolas em uma mesma área, garantindo a melhora de aspectos ambientais e a produção de alimentos e madeira.

O projeto “Agrofloresta da Fazenda Capoava” em parceria com Vinicius Ayub e Ecos Lazer foi iniciado em agosto de 2021 com o objetivo de desenvolver um sistema agroflorestal sustentável na Fazenda, promovendo a diversificação de espécies, a conservação do meio ambiente e a interação dos hospedes e visitantes com o plantio e manejo, criando uma experiência enriquecedora de turismo sustentável. Os produtos colhidos na agrofloresta abastecem a cozinha do hotel, oferecendo uma experiência gastronômica única, com ingredientes frescos, orgânicos e de alta qualidade. Essa integração entre a produção e o consumo promove um ciclo completo de sustentabilidade, do campo à mesa.
Hoje temos plantadas mais de 50 espécies entre nativas e frutíferas em uma área de mais de 2.500 m.

Projeto “Horta”

A horta, muito além de um simples canteiro, representa um poderoso símbolo de sustentabilidade e conexão com a natureza. Ao cultivar nossos próprios alimentos, estamos não apenas garantindo uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos, consumindo alimentos por demanda e consequentemente diminuindo o desperdício, mas também contribuindo para um futuro mais verde e justo.

Ao cultivar alimentos localmente, diminuímos a necessidade de transporte de grandes quantidades de produtos, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e a poluição, além de atrair diversos tipos de insetos polinizadores, aves e outros animais, o que contribui para a preservação da biodiversidade local.

Em nossa programação a horta é um espaço de aprendizado sobre a importância da agricultura sustentável, a relação entre o homem e a natureza e a necessidade de uma alimentação saudável.