7 dicas de como degustar uma boa cachaça

Você sabe como degustar uma boa cachaça?

Primeiramente, vale lembrar que degustar não é passar dos limites! Pelo contrário, o prazer na hora de consumir uma boa cachaça envolve vários de nossos sentidos e nenhum deles está relacionado à quantidade e sim qualidade. Veja 7 dicas para fazer uma bela degustação da maneira certa:

1- Faça uma análise visual

O destilado deve ser transparente e sem resíduos aparentes. Ainda usando a visão, é possível notar também a viscosidade da cachaça quando ela é servida. Ao girar a cachaça no copo, levando a bebida até a borda, uma película oleosa deve se formar. Quanto maior o tempo para escorrer, melhor é a bebida.

2- Use o olfato

Aproxime a cachaça de seu nariz. De modo geral, quatro centímetros já são suficientes. Odores externos podem interferir na análise. Por isso, evite perfumes no corpo e escolha um ambiente com uma boa circulação de ar. O aroma da cachaça possui três componentes: o proveniente da cana-de-açúcar; o proveniente do processo fermentativo; e o do envelhecimento. Os três aromas devem ser suaves, delicados, levemente sutis e nunca agressivos.

3- Aprecie com calma

Sinta o sabor do destilado com tranquilidade, feche os olhos para aguçar ainda mais os sentidos. Aprecie como se realmente fosse um sommelier. E lembre-se nada de excessos, um pouquinho só já basta!

4 – Beba como um rei ou rainha

A cachaça também tem sua elegância. Por isso, escolha com muita calma e deguste da mesma maneira. Não vá com muita sede ao pote, aproveite cada segundo desse momento.

5 – Aprenda a identificar madeiras

Mais do que um cuidado, colocar a madeira utilizada para envelhecer a Cachaça é uma regra, com as especificações da mesma. Por isso, guarde seu paladar para uma cachaça que tem todas as informações no rótulo como deve ser.

6 – Saiba de onde vem as Cachaças

Antes de se aventurar no mundo da cachaça, saiba de onde ela vem, tenha isso como um exercício. Cada local tem seus peculiaridades, e isso pode realmente fazer diferença em seu sabor. Experimente as cachaças por suas origens e peculiaridades. Anote as diferenças sensoriais encontradas em cada uma delas. Com o tempo seu paladar estará muito mais apurado e refinado.

7 – Beba mais água do que Cachaça

Não se esqueça que a bebida possui de 38% a 48% de volume alcoólico. Então vale aquela frase clichê, mas bem propicia especialmente para cachaça: aprecie com moderação! Como a nossa intenção é fazer de você uma pessoa que entende do assunto, fica a dica: menos cachaça e mais água. A água vai hidratar o seu cérebro e ajudar no funcionamento de órgãos como rim e fígado. Eles vão agradecer e muito no dia seguinte.

A Fazenda Capoava está sempre atualizada e sempre pensando em atrações novas para os nossos convidados! Por isso, para celebrar o dia da cachaça, neste mês teremos uma exposição onde vai ser falado sobre a cana de açúcar e os itens produzidos a partir dela, como: açúcar, cachaça e rapadura. Você não vai querer perder! Diversão e conhecimento é na Fazenda Capoava!
E aí, gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e participe da nossa exposição!

Veja também