Espaço Memória

Terra Paulista: Histórias, Artes, Costumes

O Espaço nasceu a partir da extensa pesquisa do projeto “Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes”, idealizado pela socióloga Maria Alice Setúbal, conhecida na Fazenda como Neca e contou com curadoria e planejamento de Ricardo Ribenboim, diretor da Base 7, empresa que desenvolve projetos interativos para museus e empreendimentos culturais.

De pau a pique e estilo bandeirista, o espaço passou por reformas para abrigar a exposição, que estimula o olhar crítico dos visitantes. São objetos, documentos e obras de arte que vão ajudar a contar a história da fazenda nos períodos das monções, ciclo do açúcar, café e gado, contemplando o cotidiano, a cultura alimentar e o papel da mulher nessa dinâmica.

O destaque do espaço é a área dedicada à cultura alimentar, especialmente do período dos bandeirantes. Uma máquina de beneficiamento de café original, datada de 1930 e movida a uma roda d´água cujas engrenagens podem ser vistas por meio de uma janela de vidro no piso, chama a atenção dos visitantes. Um vídeo 3D simula o funcionamento da engenhoca de quase três metros de altura. Receitas culinárias de três gerações da família Almeida Prado, proprietária da Fazenda Capoava e tradicional no Estado, podem ser consultadas em painéis que estampam a caligrafia original de quem as escreveu.

Além dos hospedes, visitantes da fazenda também podem conhecer o Espaço Memória Capoava. 

(11) 2118-4100 ou reservas@fazendacapoava.com.br