Conheça os benefícios da caminhada

Que tal começar a fazer caminhada?

A caminha pode ser feita por qualquer pessoa e em diferentes níveis de intensidade. Além disso, é uma das atividades físicas mais simples, fáceis e prazerosas de se fazer.

Para te dar aquele ânimo e você ficar com aquela vontade de começar ainda hoje a caminhar, nós da Fazenda Capoava selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja abaixo os benefícios da caminhada:

  • Reduz o inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Consome calorias, colaborando na redução de peso;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Colabora para a qualidade do sono;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Fortalece os músculos do corpo;
  • Melhora a postura corporal;
  • Ajuda os pulmões;
  • Melhora a ansiedade e o estresse;
  • Relaxa os músculos da nuca e dos ombros;
  • Combate a osteoporose;
  • Contribui para a saúde do cérebro.
  • Previne complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Qualidade de vida

Caminhar faz bem para o corpo e para mente, além de melhorar a qualidade de vida. Com apenas 30 minutos de caminhada por dia os resultados já são satisfatórios. 

Você sabia que a caminhar também previne doenças? Não? Confira 6 doenças que podem ser prevenidas com a atividade:

1- Ansiedade; 

2- Depressão;

3- Artrite;

4- Alguns tipos de câncer;

5- Diabetes tipo 2;

6- Alzheimer.

Caminhar faz bem para cabeça

Engana-se quem pensa que a caminhada ajuda a melhorar somente o condicionamento físico. Caminhar também é um ótimo exercício para cabeça! Ao realizar o exercício, o organismo libera endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Aquele mesmo efeito de quando comemos chocolate, sabe? Mas com a caminhada é sem nenhum peso na consciência. Para deixar a tristeza e o mal humor para trás invista na caminha pelo menos três vezes na semana.

 Usufrua dos benefícios da caminhada

Para aproveitar de todos os benefícios que a caminhada pode proporcionar é bom ficar atento em algumas regrinhas para não ter nenhum problema durante a prática da atividade. Confira:

Hidrate-se: não esqueça de se hidratar antes, durante e após a prática do exercício.

Vestimenta: utilize roupas confortáveis e leves. Opte por um tênis que seja indicado para caminhadas.

Horário: evite caminhar das 11h às 16h. Esse horário além de ser muito quente, também te deixa exposto aos raios solares mais intensos 

Dica: A caminhada na parte da manhã pode trazer muito mais disposição para o seu dia.

Alongue-se: não esqueça de dar aquela bela alongada antes e depois de praticar o exercício. Isso vai te deixar longe de cãibras e auxiliam a ativar a circulação.

Alimentação: não faça atividades físicas em jejum. Opte por frutas, sucos ou barrinhas de cereais para começar o exercício com disposição.

Não se acomode: é primordial respeitar seu limite. Mas é preciso saber a hora de dar um passo adiante. Quando se der conta de que já se adaptou a uma determinada velocidade aumente um pouco mais.

Os benefícios da caminhada são diversos, melhor ainda é caminhar na natureza. Por isso, aproveite de todos esses benefícios aqui com a gente. 

E aí, gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e reserve já seu fim de semana mágico e saudável na Fazenda Capoava!

Veja também