Você descansa o suficiente? Descubra a resposta para essa pergunta, e os inúmeros benefícios de um bom descanso.

Que atire a primeira pedra quem não gosta de descansar! Até os mais agitados, que amam uma vida movimentada e cheia de tarefas, também apreciam aquele momento de tranquilidade, para descansar a mente e trazer uma nova energia para ser ainda mais produtivo no momento seguinte. Preparamos uma matéria para 

Mas você sabe que esse momento, tido muitas vezes como ócio, é muito importante para a nossa saúde? Basta observar a natureza e perceber que até mesmo os animais tiram seus cochilos e momentos de descanso, seja após uma longa caçada ou depois de saborear uma deliciosa refeição.

Muitas vezes o nosso corpo dá sinais de que precisa fazer uma pausa, mas nem sempre temos tempo ou possibilidade de respeitar esse momento. É aí que começam a aparecer os problemas de saúde decorrentes de toda a agitação cotidiana. Então, que tal nos atentarmos aos sinais e começarmos a exercitar a prática de um descanso preventivo, para aproveitar também as boas coisas da vida? Afinal, nem só de correria e trabalho vive o homem, certo?

O corpo humano é uma máquina projetada para funcionar nas mais diferentes situações. E como toda máquina, quanto maior o tempo de funcionamento ininterrupto, maior o desgaste das peças, engrenagens e motores. Com isso, a eficiência vai ficando comprometida, surgem as necessidades de reparos, substituições de peças, lubrificação das partes… E se isso não for feito a tempo, a máquina pode acabar inutilizada. 

Agora que já deu para entender que o descanso é necessário para tudo o que se movimenta.

Vamos ver quais são os sinais de que você precisa fazer uma pausa?

1 – Você passa cada vez mais tempo trabalhando e, ainda assim, sente que não conseguiu dar conta de tudo.

O cansaço faz a sua produtividade diminuir e, com isso, você leva mais tempo para concluir tarefas que antes eram rápidas e simples. O resultado é um ciclo vicioso que te faz passar cada vez mais tempo no trabalho do que fazendo alguma atividade mais prazerosa, como ter tempo para a sua família, por exemplo.

2 – Você sente que está sempre pensando no seu trabalho.

Esse é o reflexo do sinal que apresentamos acima. Quando você não consegue concluir suas tarefas da forma como costumava, você passa a se preocupar mais com os resultados e não consegue se desligar do trabalho, nem mesmo nos momentos em que resolve parar para descansar. 

3 – Você tem dificuldade para manter a concentração e para se lembrar de informações.

O cansaço e o estresse causam dificuldades de memória, e então você nota que não consegue mais se lembrar de coisas simples, como o vencimento daquele boleto que você costuma pagar na mesma data todos os meses, ou… onde estão as suas chaves mesmo? Isso é um reflexo de que você não está mais conseguindo se concentrar nas atividades que está executando, passando a fazer tudo no modo automático e, o que é ainda mais desgastante, a fazer várias tarefas ao mesmo tempo, sem conseguir concluir nenhuma, porque quando chegou a certo ponto já se esqueceu de onde estava quando começou.

4 – Você comete cada vez mais erros e está sempre de mau humor.

A dificuldade de concentração e organização das ideias nos faz cometer erros, isso é fato. O problema é quando esses erros começam a ficar cada vez mais frequentes e impactam nos seus resultados.

Claro que não é apenas isso que nos faz ficar de mau humor, mas com o cansaço aumentando, a tolerância vai diminuindo. O simples fato de não conseguir se concentrar no que você precisa fazer, para reduzir as chances de errar, já te deixa em um estado defensivo que acaba transformando tudo em uma bomba sempre prestes a explodir.

5 – Você não consegue descansar nem quando resolve tentar.

Tudo vai ficando tão intenso e pesado, que você começa a sentir necessidade de dormir mais cedo, acordar mais tarde, tirar um tempo para fazer nada. Só que o estresse, a essa altura, já está tão elevado que você simplesmente não consegue dormir ou se desligar. Começam a surgir dificuldades para dormir e para sair da cama, comprometendo até sua vida social, porque você passa a deixar de sair com os amigos para tentar, em vão, descansar, o que nunca parece ser o suficiente.

Se você se identificou com algum desses sinais – ou pior, com muitos deles – está na hora de fazer uma pausa e dar um tempo para você!

Uma boa maneira de fazer isso é escolhendo um lugar onde você possa realmente se desconectar de tudo o que lembra o seu cotidiano, e a natureza é um excelente lugar, já que estar em contato com o que é natural e tranquilo traz muitos benefícios para estresse e a memória.

Tire esse tempo para ficar longe de tudo, mais perto de si mesmo e descansar a mente! Você vai perceber que é o que você precisa para retomar o controle do equilíbrio, e sua saúde física e mental vão agradecer.

Conheça a Fazenda Capoava e experimente a sensação de descansar em meio a natureza para colocar a vida em ordem novamente.

Veja também