Você sabe o que são esportes de aventura?

Os esportes de aventura são aquelas atividades consideradas mais perigosas, que levam o aventureiro a estar exposto a mais riscos em quesitos como velocidade, altura, entre outros. Essas atividades exigem maior esforço físico e controle emocional, por isso se tornam tão emocionantes.

Os esportes radicais podem ser divididos em duas categorias: de ação e de aventura. Os esportes radicais de ação são aqueles em que a busca pelo movimento perfeito é fundamental. Eles podem ser praticados tanto em ambientes naturais quanto artificiais. Um bom exemplo é o skate.

Já os esportes radicais de aventura devem ser realizados, preferencialmente, na natureza, já que a principal característica é a imprecisão das condições da prática, por exemplo a incerteza do clima. Assim, esses esportes exigem do praticante muito preparo, resistência e força.

Quais são os esportes radicais mais comuns?

Os esportes radicais mais comuns são o salto de paraquedas, o hiking, a escalada, o rafting, o bungee jump e o paintball. Eles são conhecidos por sua alta popularidade e pelas grandes emoções que geram no aventureiro.

Na Fazenda Capoava, temos alguns esportes radicais de aventura como o rapel, mini escalada e mini tirolesa. Como o nosso objetivo é a diversão aliada a uma boa dose de emoção, porém com a segurança garantida, nossas atividades são todas controladas para que você possa praticá-las sem medo.

Rapel

O rapel é um esporte radical no qual se utilizam cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vão livres, como também de cachoeiras. Ela é uma técnica vertical criada a partir das técnicas do alpinismo, ou seja, a preocupação com a segurança do praticante é fator essencial.

Mini escalada

Já a escalada é o esporte contrário do rapel: ela se utiliza de técnicas e movimentos do montanhismo, no qual o principal objetivo é subir em uma rocha ou muro de treino. Aqui são muito privilegiados a força física e a explosão do praticante. É um dos esportes preferidos das crianças!

Mini tirolesa

A tirolesa consiste de um cabo aéreo preso em dois pontos, no qual o praticante se deslocava através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeira de alpinismo.

Esportes de aventura: mini tirolesa na Fazenda Capoava

Quais os benefícios dos esportes radicais?

Existem inúmeros motivos para se praticar esportes radicais eventualmente. Eles baixam os níveis de estresse e ansiedade, além de contribuírem para a melhora do humor e aumento da paciência.

Além disso, ele provoca engajamento social, pois diminui a timidez e o enrijecimento dos praticantes, que devem colaborar quando o esporte for em equipe (no rafting, por exemplo). Por aumentar os níveis de serotonina e dopamina, os aventureiros ficam mais felizes e com vontade de compartilhar suas experiências.

Outro benefício é a melhora na saúde física, já que os praticantes realizam um esforço físico maior e, por isso, é fundamental que se preparem para praticar esportes radicais. Por isso, eles também são responsáveis por diminuir o sedentarismo e a má forma.

Além da saúde física, esportes radicais melhoram a saúde mental. Isto porque obrigam os praticantes a saírem da zona de conforto, trazendo experiências novas e marcantes para o cérebro. A partir disso, os aventureiros ficam mais confiantes em si mesmo e podem arriscar mais em outras áreas da vida também, como empreender num novo negócio.

Como começar a praticar esportes radicais?

Esportes de aventura: rapel na Fazenda CapoavaVocê não precisa ser um super atleta para começar a treinar para praticar esportes radicais. Um primeiro passo é procurar o seu médico para consultá-lo a respeito dos esportes de aventura que você pretende fazer.

Outro ponto primordial é se preparar para praticar esportes radicais. Incluir atividades de musculação e aeróbicos em sua rotina pode lhe ajudar a ganhar força e resistência. Depois disso, é só encontrar um lugar que tenha a estrutura disponível para você começar a treinar.

Ir aos poucos também é uma dica valiosa. Se você optou por praticar esportes radicais de altura, como o rapel por exemplo, inicie com alturas baixas e vá aumentando devagar – até criar confiança e entender o esporte.

Venha para a Fazenda Capoava se divertir em nossos esportes radicais como rapel, mini escalada e mini tirolesa. Nossos esportes de aventura são ideais para toda a família aproveitar.

 

Veja também