Quais são os lixos orgânicos e como cuidamos deles aqui na Fazenda

Na hora de descartar o seu lixo, surgem muitas dúvidas sobre quais são os lixos orgânicos e como deve ser feito o tratamento correto deles. Por isso, iremos explicar tudo neste post e quais são as preocupações da Fazenda Capoava com o meio ambiente.

O que é e quais são os lixos orgânicos?

Lixo orgânico é todo material de origem biológica, tanto proveniente de animal quanto de vegetal, ou materiais que já foram utilizados. Podem ser lixo orgânico resíduos de alimentos, além de papéis que já foram utilizados, cascas de sementes e ovos, saquinhos de cafés e chás, etc.

Sobras de alimentos

É a categoria de lixo orgânico mais produzida pelas pessoas. Sobras de carnes, cascas e pedaços de verduras e legumes, ossos, sobra de frutas, sementes, cascas de ovos, sacos de café e chá, sobras de pão… a lista é enorme.

Lixo de uso pessoal

Nesta categoria, entram todos os materiais utilizados para a higiene pessoal, tais como: papel higiênico, cotonetes, escovas de dente, absorventes, fraldas descartáveis, guardanapos, aparelho de barbear descartáveis, entre outros. Todos, sem exceção, devem ser descartados no lixo orgânico.

Plantas

Folhas secas, madeiras, troncos, caules, galhos, flores, entre outros, também são considerados lixo orgânico. Por isso, eles também devem ser descartados de forma adequada para o seu tipo.

Dejetos

As melhores maneiras para o descarte de dejetos são saneamento básico ou fossa artesanal. É muito importante fazer o tratamento adequado para este tipo de lixo orgânico, para que ele não acarrete em transmissão de doenças.

Como fazer o descarte do lixo orgânico?

Se você não quer simplesmente jogar o lixo orgânico fora, há duas maneiras de fazer o descarte do lixo: instalar um triturador de pia em sua cozinha ou realizar a compostagem doméstica.

Na primeira opção, é possível fazer a eliminação do lixo orgânico sem acumular água das frutas e vegetais na lixeira. Um ponto negativo nesta opção é que, dependendo de como for feita a instalação, as tubulações de esgoto podem entupir ou o tratamento de água ficar mais caro, devido à concentração de resíduos.

Já a segunda opção é a maneira mais sustentável de fazer a reciclagem do lixo orgânico em casa. A compostagem doméstica pode ser feita tanto em casa quanto em apartamento. Além disso, realizar a compostagem dos seus resíduos não só proporciona húmus (um adubo orgânico de alta qualidade) como também proporciona um biofertilizante líquido.

Como a Fazenda Capoava cuida do lixo orgânico?

Lixo orgânico pode virar adubo, se descartado corretamenteNós sabemos que o descarte incorreto do lixo orgânico pode impactar negativamente no meio ambiente. Por isso, prezamos muito pela sustentabilidade do ecossistema e adotamos diversas medidas para que o descarte dos resíduos do lixo orgânico seja o melhor possível.

Veja como a Fazenda Capoava cuida do lixo orgânico:

  • Sobras de comida: doamos a produtores locais para nutrição animal;
  • Plantas: fazemos a compostagem e usamos como adubo orgânico na nossa agrofloresta;
  • Sanitário: é separado e colocado num lixo à parte, o qual é levado pelos coletores de lixo da cidade de Itu;
  • Dejetos: tratamos os nossos afluentes através de fossas sépticas. Desta forma, fazemos um controle ambiental, usando um produto ecologicamente correto, que transforma os sólidos em líquido. Assim, não há contaminação no solo.

 

 

Entender quais são os lixos orgânicos e a forma correta de realizar o descarte de cada categoria fará com que tenhamos um mundo mais sustentável e ecologicamente correto. Por isso, aqui na Fazenda Capoava nós cuidamos do nosso lixo orgânico.

 

Veja também