Reflorestar para florescer

As áreas verdes do nosso planeta estão diminuindo. Sustentabilidade e preservação do meio ambiente já não são apenas tendências e conceitos futuristas. É uma realidade emergente!

O reflorestamento é uma ação ecológica essencial para ajudar a reverter as décadas de devastação das matas e florestas. Sabia que o Brasil é apontado pelo estudo do Global Forest Watch como o país que mais perdeu árvores no mundo?

Felizmente, o número de pessoas preocupadas e dispostas a fazer algo para mudar isso está aumentando. As novas gerações, por exemplo, já são reconhecidas pelo seu engajamento com a causa ambiental e senso de coletividade.

Aqui na Capoava, nós zelamos muito pelo nosso espaço e também incentivamos nossos visitantes a fazer parte desse movimento em prol do planeta. No nosso dia a dia compartilhamos informações sobre a flora e fauna que nos rodeia e oferecemos vários momentos de interação com os animais. E no mês de novembro, iniciamos uma nova ação educativa com o Ecos BIT (Brigada de Incêndio dos Tios). Por meio de brincadeiras e atividades, nossos hóspedes mirins aprendem sobre cuidados básicos com a natureza e como ajudar a prevenir incêndios florestais.

Tipos de reflorestamento

O plantio de mudas é a estratégia de reflorestamento mais comum. Mas é preciso estudar e respeitar a particularidade de cada área e planejar com responsabilidade para que a ação cumpra seu propósito.

Essa foi a nossa escolha no mês de setembro, quando convidamos nossos hóspedes para fazer o plantio de 200 mudas nativas. A atividade encantou a todos, principalmente os pequenos que, além da recreação, aprenderam muito sobre o ciclo da natureza e do nosso papel nela. 

Outra técnica é a Muvuca, uma mistura de areia e mais de 30 tipos de sementes nativas diferentes, que é espalhada pela área e deixada para seguir seu curso natural. Já na nucleação, a área é adaptada para espécies de animais disseminadores de sementes ocuparem o ambiente com maior facilidade.

Equilíbrio e harmonia

A natureza é tão inteligente e equilibrada que o “sistema respiratório” das árvores e dos outros seres vivos se complementam. Enquanto animais e humanos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, as plantas fazem o processo inverso.

Incrível, né? Aquele famoso “ar puro” é realmente mais puro e abundante em áreas arborizadas! Quem já visitou a nossa Fazenda, sabe exatamente do que estamos falando!

Você também pode experimentar essa sensação! Venha para a Fazenda ou tire algumas horas do seu fim de semana para relaxar à sombra de uma árvore em uma praça ou parque de sua cidade. De preferência, longe do tráfego de veículos ou selecione uma playlist com sons da natureza para climatizar a vivência!

Saiba mais sobre os benefícios do contato com a natureza

Agora, se para nós uma pequena área já faz esse bem danado, imagine os benefícios de centenas de hectares reflorestados para o planeta?

Veja também